em Institucional

No dia 21 de abril de 1955, nascia o Sindeess – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Caeté, Sabará e Vespasiano. Contudo, por mais de três décadas, o sindicato esteve sob a influência dos patrões, sem, de fato, representar os interesses dos trabalhadores.

Naquele período, a filiação ao sindicato era obrigatória, realizada no ato da contratação. Porém, os direitos básicos da categoria eram constantemente desrespeitados: o adicional noturno e a insalubridade não eram pagos, as férias e os salários sofriam atrasos recorrentes, chegando a até seis meses em algumas empresas.

Foi em meio a tantas injustiças que começou uma virada histórica no Sindeess. Indignados com os abusos e o desrespeito aos direitos conquistados, os trabalhadores organizaram uma greve em 34 hospitais. Quem liderou esse movimento foi um grupo de oposição, já que os antigos dirigentes, conhecidos como pelegos, simplesmente fugiram diante da mobilização.

Com coragem e determinação, esse grupo não parou por aí: montaram uma chapa de oposição, enfrentaram as eleições e venceram! Mas a posse não foi fácil. Os pelegos se recusavam a entregar a direção, e foi preciso força e união para que a nova gestão assumisse o sindicato e desse início a uma nova era: um Sindeess verdadeiramente comprometido com os trabalhadores.

Desde então, o sindicato se tornou um pilar fundamental na luta da categoria. Teve participação ativa na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), esteve presente nas manifestações pelo “Fora Collor”, combateu as reformas do Governo FHC e apoiou diversas mobilizações, como as ocupações urbanas e as lutas do movimento Sem Terra.

Com representação na executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), fomos filiados à CUT até 2004, quando rompemos com a mesma, pois a central se aliou ao governo, esquecendo-se de lutar pelos direitos dos trabalhadores. No mesmo ano, fundamos a CSP-Conlutas, a qual somos filiados até hoje e o Sindeess seguiu na linha de frente contra a precarização dos direitos trabalhistas, enfrentando a Reforma da Previdência, a Terceirização e outras ameaças que afetavam diretamente a categoria, como as mudanças aprovadas no governo Temer.

A história do Sindeess é de resistência e comprometimento. Durante a pandemia de COVID-19 entre 2020 a 2022, foi um dos períodos mais desafiadores da nossa trajetória, na qual mantivemos nossas portas abertas, enquanto muitos sindicatos foram forçados a encerrar suas atividades. Seguimos firmes, porque sabemos que quem cuida da saúde da população também precisa ser cuidado!

Nosso compromisso vai além das lutas sindicais: buscamos sempre garantir o bem-estar dos profissionais da saúde, proporcionando momentos de lazer, parcerias e iniciativas que acolham nossos trabalhadores. Afinal, quem está diariamente na linha de frente merece reconhecimento, respeito e qualidade de vida.

Sabemos que essa caminhada não seria possível sem vocês, nossos associados, que acreditam e participam dessa luta incansável. Por isso, nestes 70 anos de histórias, agradecemos imensamente aos trabalhadores, todos os diretores, funcionários e parceiros que construíram essa trajetória conosco. Cada esforço, cada dedicação faz do Sindeess uma entidade forte, combativa e sempre pronta para defender seus trabalhadores.

A família Sindeess segue firme, de mãos dadas com cada profissional da saúde, pois juntos somos mais fortes! Que essa jornada continue por muitos e muitos anos, sempre em busca de justiça, dignidade e conquistas para nossa categoria!

Parabéns ao Sindeess pelos seus 70 anos de história!

Postagens Recentes
0