em Notícias

O mês de novembro é dedicado ao combate e a prevenção ao Câncer de Próstata. Esse tipo de câncer é a segundo mais comum entre os homens acima dos 60 anos e também é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a doença. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O envelhecimento é considerado fator de risco para o surgimento do câncer de próstata, já que com o avançar da idade, o corpo perde gradativamente a capacidade de recuperação celular, ou seja, as células também vão envelhecendo.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Alterações na urina (dificuldade para urinar, diminuição da urina ou incontinência urinária) e impotência sexual são os sinais mais comuns, sendo muito importante procurar um urologista imediatamente.

Outros sinais iniciais da doença também podem ser observados, como:

  • Dor nos testículos;
  • Dor ao ejacular;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Formigamento ou dormência nas pernas ou pés.

 

Fatores de risco:

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Obesidade.

Prevenção e tratamento:

A prevenção é a palavra-chave para combater o câncer de próstata. Adotar hábitos saudáveis desde cedo pode reduzir o número de acometidos pela doença. Alimentar-se adequadamente, exercitar-se fisicamente, controlar o uso do açúcar e do sal na comida, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas são hábitos preventivos que contribuem para a qualidade de vida do idoso e de sua saúde, pois retardam o processo de envelhecimento celular.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual e a expectativa de vida.

Por isso, lembre-se: cuidar da saúde também é coisa de homem.

 

 

 

 

Postagens Recentes
0