Há anos o Sindeess vem utilizando a organização do local de trabalho como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A CIPA se bem acompanhada podem cumprir um papel fundamental em defesa da Saúde e Segurança dos Trabalhadores, paralelo a ela conquistamos através da Convenção Coletiva e Acordo Coletivo a possibilidade de eleger Delegados Sindicais em várias empresas. Dessa conquista o Sindeess não abre mão.

O Delegado Sindical atua como representante da categoria no seu local de trabalho. A eleição de delegado deve se dar pela categoria, após ampla discussão sobre as tarefas dos delegados e sua significação política.

As atividades essenciais do Delegado Sindical e seu suplente são as seguintes:

• Organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário;
  • Participar e auxiliar na organização de eventos promovidos pelo SINDEESS e/ou representar a direção do Sindicato junto à categoria, a outras instituições e eventos onde se fizer necessário, com o compromisso de retorno à entidade;
  • Divulgar no seu local de trabalho e locais próximos, o material do (jornal, boletins, convites, etc.) do Sindicato;
  • Defender os direitos da categoria;
  • Organizar a categoria em seu local de trabalho;
  • Estimular e organizar a sindicalização de novos associados;
  • Buscar juntamente com a Diretoria do Sindicato soluções para questões individuais e coletivas identificadas em seu local de trabalho;
  • Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Estatuto da Entidade, das assembleias e da diretoria do Sindicato;
  • Representar a diretoria do Sindicato, quando por ela designado;
  • Para ser candidato a delegado sindical é necessário estar disposto a assumir as lutas da categoria e ter vontade firme de auxiliar a mobilização da classe;
  • E, estar em pleno gozo de suas prerrogativas como associado.

Os delegados sindicais serão eleitos para mandato de 1 (um) ano e possuem estabilidade durante esse período e pelo ano seguinte ao final do mandato.

Em cumprimento as exigências legais estamos lançando o Edital convocando a todos os trabalhadores das empresas, o mesmo estará fixado no quadro de aviso.

FIQUE ATENTO!

EDITAL GERAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO  DE REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS / DELEGADO SINDICAL

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE COM BASE TERRITORIAL EM CAÉTE, VESPASIANO E SABARÁ – SINDEESS, CNPJ 17.454.414/0001-93, entidade sindical de primeiro grau com sede na cidade de Belo Horizonte/MG, á Rua Floresta, 114, Bairro Floresta, convoca a todos os trabalhadoresda categoria para participarem das eleições em que escolherão o Representante dos Empregados/Delegado Sindical em sua base, com a finalidade de promover o entendimento entre os trabalhadores e os empregadores. o prazo de inscrição a todos os interessados ocorrerá no período de 08 de abril de 2019 até o 12 de abril de 2019.  Devendo os candidatos comparecer a sede do Sindicato, situado à Rua Floresta, nº. 114, Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, no horário de 08:00h ás 16:00h munidos dos seguintes documentos: Crachá e RGAs eleições serão realizadas no período de 23 a 26 de abril de 2019, sendo que em cada Estabelecimento de serviço de Saúde será afixado Edital contendo as datas especificas referente as eleições daquela instituição, dentro dos períodos acima apontados. Belo Horizonte, 01 de abril de 2019. José Maria Pereira – Presidente Sindeess.

× Fale conosco!