Você conhece o papel dos Delegados Sindicais? Saiba a importante atuação deste agente do Sindeess

 em Notícias

A eleição dos Delegados Sindicais é uma grande conquista do Sindeess, garantida nos Acordos de Convenções Coletivas após anos de luta. Mas você realmente sabe o papel deste importante agente? O Delegado(a) Sindical é um elo entre a categoria e o Sindicato,  é ele que primeiro identifica problemas nas relações trabalhistas e age para coibir qualquer tentativa de desrespeito à legislação.

O diretor-presidente do Sindeess, José Maria Pereira, destaca que os Delegados Sindicais são os olhos e a boca do Sindicato dentro das empresas e no ambiente de trabalho. “Esta é uma conquista que não abrimos mão de forma alguma. Utilizando a organização do local de trabalho como uma ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. Os Delegados são os legítimos representantes da categoria no seu local de trabalho”, destaca.

Como o Delegado Sindical é escolhido?

Os Delegados Sindicais são eleitos pelos próprios trabalhadores, sindicalizados ou não. As eleições acontecem no local de trabalho e são coordenadas pelo Sindeess, em conformidade com as Convenções Coletivas de Trabalho. Em cumprimento as exigências legais, é lançado e amplamente divulgado um Edital convocando a todos os trabalhadores das empresas.

Os Delegados Sindicais serão eleitos para mandato de 1 (um) ano. Os escolhidos possuem estabilidade nesse período e pelo ano seguinte ao final do mandato.

Em cumprimento as exigências legais estamos lançando o Edital convocando a todos os trabalhadores das empresas, o mesmo estará fixado no quadro de aviso.

Principais atividades do Delegados Sindicais e seus suplentes

Organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário;

Participar e auxiliar na organização de eventos promovidos pelo SINDEESS e/ou representar a direção do Sindicato junto à categoria, a outras instituições e eventos onde se fizer necessário, com o compromisso de retorno à entidade;

Divulgar no seu local de trabalho e locais próximos, o material do (jornal, boletins, convites, etc.) do Sindicato;

Defender os direitos da categoria;

Organizar a categoria em seu local de trabalho;

Estimular e organizar a sindicalização de novos associados;

Buscar juntamente com a Diretoria do Sindicato soluções para questões individuais e coletivas identificadas em seu local de trabalho;

Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Estatuto da Entidade, das assembleias e da diretoria do Sindicato;

Representar a diretoria do Sindicato, quando por ela designado;

Para ser candidato a delegado sindical é necessário estar disposto a assumir as lutas da categoria e ter vontade firme de auxiliar a mobilização da classe;

E, estar em pleno gozo de suas prerrogativas como associado.

 

Clique aqui e conheça os Delegados Sindicais 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Olá, envie sua mensagem!