O Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de Março, é também uma data de luta em defesa dos direitos conquistados ao longo de séculos, contra as persistentes desigualdades e contra a violência de gênero, o machismo, e outras formas de dominação.

O 8 de março é o Dia de Luta das Mulheres. Uma luta diária, de quem acorda cedo, cuida dos filhos, sai pra trabalhar, enfrenta assédio no metrô e no ônibus, ganha menos e, muitas vezes, está nos piores empregos. Um dia de luta contra uma sociedade machista, que em todo momento tenta impor normas e regras que vão em contramão às vontades e desejos das mulheres.

A luta contra a violência continua norteando a pauta do movimento feminista desde o início da década de 80. De acordo com o Mapa da Violência 2015, entre 1980 e 2013, foram registradas 106.093 mortes de mulheres, vítimas de homicídio. O número de vítimas passou de 1.353 mulheres em 1980 para 4.762 em 2013, um aumento de 252%.

No Brasil, a cada 3 minutos e 50 segundos uma denúncia de violência contra a mulher é registrada. Nos sete primeiros meses de 2018, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) recebeu 79.661 denúncias com relatos de abuso sexual, homicídio, cárcere privado e outros tipos de violência.

O Sindeess está atendo ao tratamento recebido pelas trabalhadoras nos locais de trabalho. Qualquer denúncia pode ser realizada diretamente ao Sindicato, com a garantia de total sigilo.

Reforma da Previdência prejudica as mulheres

A Reforma da Previdência proposta pelo atual Governo irá tirar o direito à aposentadoria de milhares de trabalhadores. O aumento do tempo de contribuição e a idade mínima para aposentadoria para as mulheres será um grande ataque. Muitas mulheres não conseguem contribuir de carteira assinada por, no mínimo, 30 anos e ainda receberão apenas 60% do benefício quando aposentarem. As aposentadorias especiais serão destruídas e a pensão por morte, que beneficiam em grande parte as mulheres, será reduzida.

Mulheres às ruas no dia 08 de março

No Brasil, e no mundo, as mulheres trabalhadoras vão às ruas, no dia 8 de março, contra a violência machista e todos os ataques aos nossos direitos. Uma luta contra o descaso e o ataque dos governos Municipal, Estadual e Federal contra as trabalhadoras e trabalhadores.