Há anos o Sindeess vem utilizando a organização do local de trabalho como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A CIPA se bem acompanhada podem cumprir um papel fundamental em defesa da Saúde e Segurança dos Trabalhadores, paralelo a ela conquistamos através da Convenção Coletiva e Acordo Coletivo a possibilidade de eleger Delegados Sindicais em várias empresas. Dessa conquista o Sindeess não abre mão.

O Delegado Sindical atua como representante da categoria no seu local de trabalho. A eleição de delegado deve se dar pela categoria, após ampla discussão sobre as tarefas dos delegados e sua significação política.

As atividades essenciais do Delegado Sindical e seu suplente são as seguintes:

• Organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário;
  • Participar e auxiliar na organização de eventos promovidos pelo SINDEESS e/ou representar a direção do Sindicato junto à categoria, a outras instituições e eventos onde se fizer necessário, com o compromisso de retorno à entidade;
  • Divulgar no seu local de trabalho e locais próximos, o material do (jornal, boletins, convites, etc.) do Sindicato;
  • Defender os direitos da categoria;
  • Organizar a categoria em seu local de trabalho;
  • Estimular e organizar a sindicalização de novos associados;
  • Buscar juntamente com a Diretoria do Sindicato soluções para questões individuais e coletivas identificadas em seu local de trabalho;
  • Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Estatuto da Entidade, das assembleias e da diretoria do Sindicato;
  • Representar a diretoria do Sindicato, quando por ela designado;
  • Para ser candidato à delegado sindical é necessário estar disposto a assumir as lutas da categoria e ter vontade firme de auxiliar a mobilização da classe;
  • E, estar em pleno gozo de suas prerrogativas como associado.

Os delegados sindicais serão eleitos para mandato de 1 (um) ano e possuem estabilidade durante esse período e pelo ano seguinte ao final do mandato.

Em cumprimento as exigências legais, estamos lançando o Edital convocando a todos os trabalhadores das empresas, o mesmo estará fixado no quadro de aviso.

Inscrições para a eleição acontecem de 26 a 30 de setembro, na sede do Sindeess, no horário das 9h às 15h.

DATA DA ELEIÇÃO POR HOSPITAL

SINDEESS EM AÇÃO