O Sindeesss ressalta, de maneira veemente, o sentimento de indignação com o Crime Ambiental e Humano provocado pela mineradora Vale em Brumadinho. Ação resultante da uma busca desenfreada pelo lucro acima de tudo e todos. Crime resultado da maneira vergonhosa como os poderes públicos e privados se relacionas em torno de ações de que apenas defendem os interesses dos empresários.

Lamentamos, profundamente, que o Crime Ambiental de Mariana, praticado pelo mesmo grupo empresarial, de nada tenha servido de lição. E que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais tenha barrado qualquer iniciativa popular de endurecer as regras e intensificar a fiscalização em centenas de barragens espalhadas pelo Estado.  Após o Crime de Marina, não foi aprovado um único projeto sequer para diminuir os riscos da operação desenfreada das mineraras em nosso Estado. Para classe política que comanda Minas Gerais ano após ano, o lobby das empresas é maior que o interesse da população.

Os acontecimentos de Brumadinho e Mariana indicam a necessidade de repensar todo o modelo de exploração do setor, uma vez que fica claro a sua incompatibilidade com a proteção da sociedade e da natureza. E deixa claro, também, que as privatizações a qualquer custo não são a solução para o progresso e não determinam eficiência e qualidade operacional.

O Sindeess presta sua solidariedade às vítimas e seus familiares e a toda Comunidade de Brumadinho.

Que os culpados sejam punidos.

Não é acidente.

É Crime.