Membros da Diretoria do Sindeess, filiado a CSP-CONLUTAS, representaram os Trabalhadores da Saúde de BH e Região no Workshop “Ação Sindical frente às Transnacionais no setor da saúde”, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de setembro. O Evento foi promovido pela UNI Global Union, em parceria com a FRIEDRICH  EBERT STIFTUNG.

Durante o evento, foi traçado um panorama do setor da saúde privada e das empresas transnacionais da Saúde no Brasil e demais países das Américas. A discussão também abordou as estratégias adotadas pelos sindicatos durante as negociações coletivas e os novos desafios para a sindicalização com a Reforma Trabalhista.

Empresas Transnacionais

As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em diversos territórios pelo mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas. Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detêm um grande capital acumulado. O excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes.

Apesar dos altos investimentos dessas empresas, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres, não existe objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país. Pelo contrário, para sua instalação acontecer, o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros.

UNI Global Union

A UNI Global Union é um sindicato mundial, que representa 20 milhões de trabalhadores em mais de 150 países.