Sindeess fecha Acordo Coletivo para complementação do Piso Nacional da Enfermagem aos trabalhadores do Hospital da Baleia

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Caeté, Vespasiano e Sabará – SINDEESS, firmou acordo coletivo com a Fundação Benjamin Guimarães visando ao pagamento das diferenças salariais relativas à complementação do Piso Nacional da Enfermagem, referentes ao período de maio de 2023 a julho de 2024.

O acordo contempla tanto os trabalhadores ativos quanto os ex-empregados representados pelo SINDEESS. O valor total reconhecido pela Fundação é de R$ 1.722.800,19, sendo que R$ 1.595.330,78 serão pagos diretamente aos profissionais em quatro parcelas mensais, iguais e sucessivas, no valor de R$ 398.832,70 cada. As parcelas têm vencimento no dia 15 de cada mês, iniciando-se em 23 de abril de 2025 e finalizando em 15 de julho de 2025. Os valores serão depositados diretamente na conta bancária dos trabalhadores, via PIX, transferência ou depósito.

Em relação ao valor de R$ 127.469,41, correspondente às diferenças de FGTS devidas, o pagamento será efetuado por meio de guia única em agosto de 2025, nas contas vinculadas dos trabalhadores. A Fundação se compromete a encaminhar ao sindicato os comprovantes de pagamento, juntamente com a identificação dos beneficiários.

Fica assegurado, ainda, que trabalhadores que tenham prestado serviço à Fundação no período abrangido e que, porventura, não constem na listagem de beneficiários, poderão solicitar a inclusão no acordo mediante apresentação de documentação comprobatória, como a Carteira de Trabalho (física ou digital), diretamente na sede do sindicato. Da mesma forma, caso sejam identificadas diferenças adicionais aos valores acordados, os trabalhadores prejudicados poderão requerer revisão e apuração individualizada, sendo que eventuais valores apurados deverão ser pagos em parcela única até o dia 15 de setembro de 2025.

O não cumprimento das obrigações dentro dos prazos estabelecidos implicará a aplicação de multa de 15% sobre o valor da parcela em atraso, revertida em favor do(s) trabalhador(es) prejudicado(s). Se o atraso ultrapassar 10 dias, haverá vencimento antecipado das demais parcelas, com possibilidade de execução forçada do acordo, acrescida de juros e correção monetária.

Esse acordo representa um avanço importante na garantia dos direitos dos profissionais de enfermagem, assegurando o cumprimento do piso nacional estabelecido por lei, e reforça o papel do SINDEESS na defesa dos interesses da categoria.

Para mais informações, os trabalhadores podem entrar em contato com o sindicato pelo telefone: (31) 99806-0985 | Solange.

Departamento de Comunicação do Sindeess

Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 Hospital Felício Rocho

O Sindicato Sindeess BH comunica aos trabalhadores do Hospital Felício Rocho que foi firmado o Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026, garantindo importantes conquistas para a categoria. Entre os principais avanços, destaca-se o reajuste salarial de 5,20% para todos os trabalhadores, incluindo os profissionais da enfermagem, com vigência a partir de abril de 2025. Além disso, o valor do cartão alimentação será reajustado para R$273,52 a partir de maio de 2025, com pagamento previsto para o dia 20 de cada mês.

Como previsto, será descontado de forma única o valor correspondente a 3% do salário base reajustado no mês de maio de 2025, destinado ao custeio do corpo jurídico do sindicato, responsável pela negociação e defesa dos interesses da categoria. Caso o trabalhador não concorde com o desconto da taxa negocial, poderá apresentar uma carta de oposição pessoalmente na sede do sindicato, localizada na Rua Ipiranga, nº 146, Bairro Floresta – Belo Horizonte/MG, no período de 09 a 23 de junho de 2025, das 07h às 15h45. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, cópia do contracheque e chave PIX para reembolso do valor descontado.

A taxa negocial tem papel fundamental para o funcionamento do sindicato, possibilitando o pagamento de assessorias jurídicas, a atuação de especialistas em negociação coletiva, a realização de campanhas salariais e a fiscalização de denúncias. Esse suporte é essencial para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Além disso, os trabalhadores associados ao Sindeess contam com uma ampla rede de benefícios, incluindo acesso a clubes recreativos, convênios com praias e assistência médica por meio de clínicas populares e redes parceiras de saúde. Essa gama de vantagens reforça o compromisso do sindicato em oferecer suporte não apenas nas negociações trabalhistas, mas também na qualidade de vida dos seus representados.

Para mais informações, o sindicato está à disposição pelos telefones (31) 2102-2657 e (31) 9 9758-5290.

Com a presença do diretor do Sindeess Joaquim Valdomiro, 1ª Conferência Nacional Livre fortaleceu a luta por dignidade e direitos dos trabalhadores da saúde

Com o compromisso coletivo de construir um futuro mais digno para quem sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS) – os trabalhadores e trabalhadoras da saúde – a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) realizaram, nesta quarta-feira, 16, a 1ª Conferência Nacional Livre das Trabalhadoras e Trabalhadores da Saúde: Dignidade, Valorização e Participação Política.

O evento, que aconteceu de forma híbrida, presencialmente na sede da CNTS, em Brasília, e virtualmente via Zoom, reuniu profissionais de diversas categorias da saúde, entidades representativas e especialistas em um debate qualificado e essencial sobre as condições de trabalho no setor. A Conferência também serviu como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que ocorrerá entre 18 e 21 de agosto deste ano.

Diante da crescente desregulamentação e precarização das relações e condições de trabalho, os discursos de abertura convergiram para um ponto central: a saúde dos trabalhadores deve ser tratada como um direito humano, não como um benefício.

A mesa de abertura contou com a participação dos presidentes das entidades organizadoras – Valdirlei Castagna (CNTS), Solange Caetano (FNE) e Jacinta Sena (ABEn Nacional) – além de autoridades convidadas, como a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Ferreira de Sousa, e o secretário regional da ISP para as Américas, Euan Gibb.

Todos reforçaram a importância de garantir condições laborais dignas, valorização profissional e proteção contra os diversos riscos a que esses trabalhadores estão expostos, como acidentes, adoecimentos físicos e mentais e diferentes formas de violência – agravadas, especialmente, durante a pandemia de Covid-19.

“A Conferência Livre reafirmou o papel essencial dos trabalhadores da saúde no funcionamento do SUS e a necessidade de colocar suas pautas no centro das políticas públicas. Esse evento foi um marco de união e mobilização das entidades rumo a um SUS mais justo também para quem o sustenta todos os dias”, afirmou o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna.

Reflexão e propostas – As palestras realizadas durante a manhã provocaram reflexões profundas e necessárias. Eduardo Bonfim, coordenador do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), abordou o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, destacando a urgência da construção de políticas que reconheçam o trabalho em saúde como atividade essencial e de alto risco.

Em seguida, Pedro Tourinho, presidente da Fundacentro, apresentou a palestra “Diálogo, ações e pesquisas com foco no adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores do setor saúde”, reforçando a importância da integração entre os Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência para o fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador e para a implementação de ações preventivas e protetivas.

Ao longo do dia, os participantes debateram os três eixos centrais da 5ª CNSTT:

I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

II – Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

III – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.

Foram elaboradas diretrizes e propostas que serão levadas à etapa nacional, além da eleição dos delegados e delegadas que representarão a CNTS, FNE e ABEn Nacional na conferência nacional em agosto. Entre as propostas aprovadas, destacam-se a atualização das Normas Regulamentadoras, como a NR-1 e a NR-17, com ênfase na prevenção do adoecimento relacionado ao estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho; a criação de serviços de acolhimento psicossocial nos locais de trabalho para os profissionais da saúde; a implantação de Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) em todos os estados e municípios; o fortalecimento dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMTs) no âmbito municipal; e a efetiva implementação da Política Nacional de Saúde e Segurança dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PNSSTT).

Essas propostas refletem o compromisso dos participantes com a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, justo e seguro para quem faz o SUS acontecer.

Carta aberta aos Trabalhadores da saúde

No dia 21 de abril de 1955, nascia o Sindeess – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Caeté, Sabará e Vespasiano. Contudo, por mais de três décadas, o sindicato esteve sob a influência dos patrões, sem, de fato, representar os interesses dos trabalhadores.

Naquele período, a filiação ao sindicato era obrigatória, realizada no ato da contratação. Porém, os direitos básicos da categoria eram constantemente desrespeitados: o adicional noturno e a insalubridade não eram pagos, as férias e os salários sofriam atrasos recorrentes, chegando a até seis meses em algumas empresas.

Foi em meio a tantas injustiças que começou uma virada histórica no Sindeess. Indignados com os abusos e o desrespeito aos direitos conquistados, os trabalhadores organizaram uma greve em 34 hospitais. Quem liderou esse movimento foi um grupo de oposição, já que os antigos dirigentes, conhecidos como pelegos, simplesmente fugiram diante da mobilização.

Com coragem e determinação, esse grupo não parou por aí: montaram uma chapa de oposição, enfrentaram as eleições e venceram! Mas a posse não foi fácil. Os pelegos se recusavam a entregar a direção, e foi preciso força e união para que a nova gestão assumisse o sindicato e desse início a uma nova era: um Sindeess verdadeiramente comprometido com os trabalhadores.

Desde então, o sindicato se tornou um pilar fundamental na luta da categoria. Teve participação ativa na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), esteve presente nas manifestações pelo “Fora Collor”, combateu as reformas do Governo FHC e apoiou diversas mobilizações, como as ocupações urbanas e as lutas do movimento Sem Terra.

Com representação na executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), fomos filiados à CUT até 2004, quando rompemos com a mesma, pois a central se aliou ao governo, esquecendo-se de lutar pelos direitos dos trabalhadores. No mesmo ano, fundamos a CSP-Conlutas, a qual somos filiados até hoje e o Sindeess seguiu na linha de frente contra a precarização dos direitos trabalhistas, enfrentando a Reforma da Previdência, a Terceirização e outras ameaças que afetavam diretamente a categoria, como as mudanças aprovadas no governo Temer.

A história do Sindeess é de resistência e comprometimento. Durante a pandemia de COVID-19 entre 2020 a 2022, foi um dos períodos mais desafiadores da nossa trajetória, na qual mantivemos nossas portas abertas, enquanto muitos sindicatos foram forçados a encerrar suas atividades. Seguimos firmes, porque sabemos que quem cuida da saúde da população também precisa ser cuidado!

Nosso compromisso vai além das lutas sindicais: buscamos sempre garantir o bem-estar dos profissionais da saúde, proporcionando momentos de lazer, parcerias e iniciativas que acolham nossos trabalhadores. Afinal, quem está diariamente na linha de frente merece reconhecimento, respeito e qualidade de vida.

Sabemos que essa caminhada não seria possível sem vocês, nossos associados, que acreditam e participam dessa luta incansável. Por isso, nestes 70 anos de histórias, agradecemos imensamente aos trabalhadores, todos os diretores, funcionários e parceiros que construíram essa trajetória conosco. Cada esforço, cada dedicação faz do Sindeess uma entidade forte, combativa e sempre pronta para defender seus trabalhadores.

A família Sindeess segue firme, de mãos dadas com cada profissional da saúde, pois juntos somos mais fortes! Que essa jornada continue por muitos e muitos anos, sempre em busca de justiça, dignidade e conquistas para nossa categoria!

Parabéns ao Sindeess pelos seus 70 anos de história!

É neste domingo: dia 2 de março, o Bloco do SINDEESS estreia no carnaval de BH

Está tudo pronto para o CARNA SAÚDE BH, o bloco criado pelo SINDEESS para levar alegria, cultura e valorização aos trabalhadores da saúde, seus familiares e toda a população. Será um dia de festa, celebração e muito samba no pé!

A animação está garantida com a bateria do bloco e atrações especiais:
🔹 DJ Fernandes
🔹 Corte Momesca de Belo Horizonte
🔹 Vanessinha Simpatia, passista da escola de samba Bem Te Vi

📍 Onde e quando?
📌 Concentração: 14h – Rua Mármore, nº 157, Santa Tereza
📌 Desfile: A partir das 15h

Chamamos toda a categoria para fazer história no Carnaval de Belo Horizonte! Vamos juntos transformar as ruas em um grande espaço de celebração e união!

NOSSO PLANTÃO É NA AVENIDA! 🏥🎉

O SINDEESS segue firme na luta pelos direitos dos trabalhadores da saúde, garantindo melhorias e benefícios. Além disso, investe no bem-estar dos sindicalizados por meio de parcerias com clubes, hospedagens e eventos exclusivos.

📢 Venha fazer parte dessa folia!

Departamento de Comunicação do SINDEESS

Carta aberta aos usuários do Hospital São Francisco

Carta à População – Usuários do Hospital São Francisco

Em decorrência do atraso de pagamento de salários dos empregados do Hospital São Francisco de Assis; considerando o impacto social e econômico negativo para os trabalhadores (pais, mães / arrimo de família), que dependem do salário para o sustento próprio e o de suas famílias; considerando, ainda, que não foi possível construir nenhuma alternativa por parte dos trabalhadores, surpreendidos com comunicado dos representantes do Hospital, nós, trabalhadores da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (Hospital São Francisco) informamos à população que não resta outra opção senão paralisar o atendimento até que possam ser tomadas medidas aptas a impedir ou minimizar os impactos negativos do descaso da Fundação com os trabalhadores. Contamos com a compreensão e o apoio de todos.

Acesse o conteúdo na íntegra, clicando aqui

Hospital São Francisco: convocação para Assembleia Geral Extraordinária

O SINDEESS convoca os trabalhadores do Hospital São Francisco, das unidades Concórdia e Santa Lúcia, para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 07 de fevereiro de 2025, com primeira chamada às 7h e segunda chamada às 7h30, em frente às duas unidades.

A reunião terá como pauta a leitura, aprovação e ratificação da data-base para abril de 2025, além da discussão sobre reuniões anteriores, nas quais a direção do hospital informou não ter condições de arcar com o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro. Também será debatida a possibilidade de greve, incluindo a deliberação sobre os dias parados, bem como a autorização para que a diretoria do SINDEESS assuma as negociações em nome da categoria, além de outras pautas de interesse dos trabalhadores.

A participação de todos é essencial para garantir os direitos da categoria e fortalecer a mobilização dos profissionais da saúde.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.

Departamento de Comunicação do Sindeess

Esquenta de Carnaval do SINDEESS acontece no próximo dia 15 de fevereiro

Aos trabalhadores que já estão com vontade de cair na folia, o SINDEESS fará um ensaio antes do nosso desfile que acontecerá no dia 02/03. É o nosso esquenta de carnaval para você já ir aquecendo os tambores. Evento com entrada gratuita, confira as informações:

INFORMAÇÕES
Data: 15/02/25

Horário: 12h às 18h
Local: Rua Salinas, n.º 797 (em frente ao SINDEESS)

Departamento de Comunicação do SINDEESS

Participe do 1º desfile do Bloco da Saúde no carnaval de BH promovido pelo SINDEESS

O SINDEESS vai colocar o seu bloco na avenida. Convidamos todos os trabalhadores e trabalhadoras, associados ou não ao sindicato, familiares e foliões para acompanhar o nosso primeiro desfile. O Bloco Carna Saúde BH é o primeiro voltado para profissionais da área e com o objetivo de promover a integração social aos nossos colegas.

Anote na sua agenda: será no dia 2 de março (domingo), com concentração a partir das 14h e desfile às 15h, na Rua Mármore, em frente ao número 157, Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Estamos preparando uma linda festa para receber vocês e demonstrarmos a força da enfermagem e dos todos os trabalhadores da saúde.

Nosso Plantão é na Avenida!

Com o tema “Nosso Plantão é na Avenida”, o 1º desfile do bloco Carna Saúde BH do SINDEESS vem aí

🥁 ALÔ BATERIAAAAAAA!

🎉 O SINDEESS convida todos os profissionais da saúde, familiares, amigos e foliões para celebrarem o carnaval com muita alegria, descontração e música no Bloco CARNA SAÚDE BH! 🌟🎭

Este é o primeiro ano de desfile do bloco recém criado pelo SINDEESS para animar os foliões trabalhadores da saúde de BH e região.

🗓 Data: 02/03 (Domingo de Carnaval);
📍 Local: Rua Mármore, em frente ao n.º 157, Santa Tereza, Belo Horizonte;
⏰ Concentração: 14h | Desfile: 15h às 18h.

Com o tema “Nosso Plantão é Na Avenida”, o bloco promete levar energia contagiante para as ruas dos bairros Santa Tereza, Floresta e região, unindo a força e a celebração daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde.

Venha fantasiado, chame seus amigos e faça parte dessa festa inesquecível! Afinal, a saúde também é feita de momentos de diversão. 💃🩺✨

Esperamos por você! 🎉

Departamento de Comunicação do Sindeess