Aviso de férias coletivas dos colaboradores do SINDEESS

ATENÇÃO, TRABALHADORES!

Informamos que o SINDEESS estará fechado para férias coletivas dos colaboradores entre os dias 23/12/2024 (segunda-feira) e 03/01/2025 (sexta-feira).

Caso surjam dúvidas ou urgências, orientamos que entrem em contato com o diretor que representa o hospital onde você trabalha ou com qualquer outro diretor do sindicato.

Agradecemos pela compreensão e desejamos a todos um ótimo final de ano! Que 2025 venha repleto de conquistas para todos os trabalhadores!

Departamento de comunicação do SINDEESS

Senador Contarato apresenta relatório favorável à PEC 19/2024

O senador Fabiano Contarato (PT/ES) apresentou, na quarta-feira, dia 11, à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o parecer favorável à PEC 19/2024, que estabelece que o piso salarial dos profissionais da enfermagem corresponderá a uma jornada máxima de trabalho de 30 horas semanais. A proposta também prevê que o reajuste anual do piso não seja inferior à inflação acumulada no período. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

No parecer, o senador destacou que a PEC busca garantir condições de trabalho mais dignas e compatíveis com a realidade desses profissionais. “Essa iniciativa se justifica pela indiscutível natureza extenuante do trabalho realizado, caracterizado pela exposição a ambientes insalubres e por demandas físicas e emocionais intensas decorrentes da alta complexidade das funções. Isso exige, por conseguinte, uma abordagem legislativa diferenciada e protetiva”, afirma o documento.

Contarato enfatizou que a formalização da jornada de 30 horas na Constituição Federal oferece segurança jurídica às categorias abrangidas, assegurando a uniformidade na aplicação da medida em todo o território nacional. “Essa consolidação atende a um pleito histórico dos profissionais mencionados na PEC e reafirma o reconhecimento do papel essencial que desempenham no sistema de saúde, fortalecendo a estrutura de atendimento no país”, pontuou o senador.

Reajuste anual – Sobre o reajuste anual do piso, Contarato argumentou que a medida é fundamental para evitar a defasagem do piso salarial nacional, aprovado pelo Congresso em 2022. “Ressaltamos que, além de assegurar proteção financeira, essa previsão incentiva a permanência na profissão, reduzindo a evasão de trabalhadores qualificados por razões salariais. Isso contribui para a estabilidade do sistema de saúde e para a continuidade da prestação de serviços essenciais”, destacou.

Mobilização total – Na última terça-feira, dia 10, o Fórum Nacional da Enfermagem, do qual a CNTS faz parte, realizou uma reunião para definir estratégias destinadas a intensificar a mobilização pela aprovação da PEC. Entre as ações planejadas estão: diálogo direto com líderes partidários no Congresso Nacional; organização de uma campanha informativa voltada aos profissionais da saúde, destacando a importância da proposta; proposição de uma audiência pública para debater o tema; realização de um ato público para engajar a sociedade; envio de uma carta aberta a todos os deputados e senadores, ressaltando os impactos positivos da medida para a categoria e para a qualidade do sistema de saúde.

Outro ponto importante é a mobilização da categoria para pressionar os senadores e o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União/AP), a pautar o relatório para votação na Comissão.

Parlamentares, a Enfermagem conta com o apoio de vocês para garantir valorização, reconhecimento e dignidade à categoria. É hora de pressão total. Enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras intensifiquem a mobilização nas redes sociais dos parlamentares pedindo a aprovação da PEC.

Informações extraídas na íntegra do site cnts.org.br

Delegados sindicais tomam posse na Sede do SINDEESS para o mandato (2024-2025)

Aconteceu na última sexta-feira, 29 de novembro, a cerimônia de posse dos delegados sindicais do SINDEESS para o mandato 2024-2025. Os novos delegados foram eleitos em votação que aconteceu entre os dias 18 a 22 de novembro nos hospitais da rede credenciada pelo Sindicato com mais de 200 trabalhadores.
 
Entre os presentes, estavam diretores do SINDEESS, colaboradores e familiares dos novos delegados sindicais. O presidente do SINDEESS, José Maria, abriu a solenidade dando boas-vindas aos novos colegas que se apresentaram, ressaltando o compromisso firmado por eles.” Vocês estão aqui porque foram eleitos pelos trabalhadores e contamos com a ajuda de todos para lutar por melhores condições de trabalho e valorização da nossa categoria. Parabéns e sejam bem-vindos ao nosso Sindicato”, finalizou.
 
Em seguida, a diretora Flávia Tatiana leu a ata de posse e todos assinaram o termo de compromisso. A recém-empossada Jenifer Aparecida dos Reis, do Hospital São Francisco, falou da sua alegria em representar o sindicato. “Eu sou da unidade Concórdia e venci a eleição com 85% dos votos. Estou muito alegre de estar aqui e poder contribuir com o SINDEESS”, completou.
 
Já Tiago Carvalho Fontes, que inicia seu terceiro mandato pelo Hospital André Luiz, destacou a importância de dar continuidade ao fortalecimento da categoria. “Representar os trabalhadores no hospital é essencial para esclarecer direitos e auxiliar em diversas demandas. Espero que, neste novo mandato, possamos avançar ainda mais, porque, embora estejamos em um bom caminho, sempre há espaço para melhorias”, concluiu.
 
Ao todo, 18 delegados sindicais foram eleitos. Confira abaixo o nome de cada um:
  • Ana Regina Requeijo
  • Anderson Antônio Gonçalves de Souza
  • Carlos Eduardo Souza
  • César Marciano de Oliveira
  • Eliana Beatriz da Silva Barroso
  • Elke Vanessa de Andrade Macedo
  • Giovanna Florentino de Carvalho
  • Jeniffer Aparecida dos Reis Rodrigues
  • Maria Delvane Rodrigues Rezende Vaz
  • Marilane Aparecida de Lima
  • Mariza Cristina Santos Silveira
  • Paulo Roberto Gomes da Silva
  • Renato Gonçalves Pereira
  • Simone Aparecida de Freitas
  • Tiago Carvalho Fontes
  • Valdineia Rodrigues da S. Santiago
  • Viviane Teixeira Batista
  • Wenila da Silva Pereira e Souza
Departamento de Comunicação do Sindeess

14ª edição do Comida de Buteco e Churrasco do SINDEESS foi um sucesso!

No último dia 8 de novembro, a tradicional festa do trabalhador da saúde, o Comida de Buteco e Churrasco do SINDEESS, realizou sua 14ª edição no Clube Jaraguá. Cerca de 800 pessoas, entre sócios, convidados e diretores, se reuniram para celebrar mais um ano de lutas e conquistas.

Os participantes chegaram cedo e puderam aproveitar um evento cuidadosamente preparado para acolher todos os trabalhadores da base territorial do SINDEESS em Belo Horizonte, Caeté, Vespasiano e Sabará. A animação era tanta que logo se formaram filas na entrada do salão nobre do clube, localizado na região da Pampulha.

A estrutura do evento contou com um espaço de interação, incluindo um backdrop instagramável com impressão de fotos instantâneas e uma câmera 360º para gravações em câmera lenta, garantindo registros especiais para as redes sociais. Entrevistas, fotos e uma cobertura completa também fizeram parte da festa.

O grupo de pagode Só Reznha foi o primeiro a se apresentar, promovendo uma grande roda de samba entre o público e trazendo clássicos do estilo musical, que fizeram todos cantarem juntos e baterem na palma da mão. Para aqueles que apreciavam um bom drink, havia um grande estande para preparar coquetéis incríveis, além de pontos de alimentação e suporte móvel distribuídos pelo local.

Durante o intervalo das apresentações, a diretoria do SINDEESS subiu ao palco para celebrar a união da categoria. O vice-presidente, Joaquim Valdomiro, e o presidente, José Maria, agradeceram a presença expressiva do público e reforçaram o compromisso com novas conquistas para os trabalhadores.

Já passava da meia-noite quando a banda Phocus subiu ao palco e transformou a festa em um verdadeiro baile, com ritmos variados como discoteca, axé, sertanejo, forró, pop rock e até funk. O público se animou ainda mais com as modas de viola interpretadas pelo vocalista, e, no meio do salão, uma ceia generosa foi servida para repor as energias.

O evento terminou por volta das 4h da manhã, com o público entoando o coro de “eu não vou embora”. A participação calorosa dos sócios reforça o trabalho sólido e contínuo do SINDEESS, não só nas lutas por melhores condições de trabalho e benefícios, mas também na promoção de lazer e bem-estar dos trabalhadores. Que no próximo ano possamos estar juntos novamente, celebrando ainda mais conquistas!

Acesse o álbum completo de fotos, clicando AQUI.

Departamento de Comunicação do SINDEESS

Ação sobre o feriado em dobro tem data para pagamento!

Aos Trabalhadores do Hospital da Baleia

Caros trabalhadores, o SINDEESS informa que iniciaremos, a partir deste mês de outubro/2024, o repasse dos pagamentos referente ao processo trabalhista ACC-0011055-53.2015.5.03.0182, no qual restou assegurado o direito ao recebimento em dobro, dos feriados trabalhados pelos empregados representados pelo SINDEESS que trabalham (ou trabalharam) em jornada de 12X36 horas, no período de outubro de 2010 a novembro de 2017.

Conforme acordo celebrado no processo mencionado, o Hospital da Baleia efetuará o pagamento dos valores devidos diretamente ao Sindicato e este realizará o repasse para os trabalhadores com contrato vigente, bem como para os trabalhadores que tiveram o contrato encerrado.

O cronograma de pagamento será disponibilizado pelo Sindicato através do telefone de contato: (31) 97178-7061 a partir do dia 21/10/2024.

 

Departamento de Comunicação do Sindeess

Outubro Rosa: previna-se contra o câncer e mama

No mês de outubro, o SINDIESS reforça a importância do Outubro Rosa, um movimento dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Essa campanha nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde de forma preventiva, incentivando a realização de exames periódicos e o autoexame, essenciais para o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Quanto antes ele foi detectado, maiores são as chances de um tratamento bem sucedido.

As principais formas de prevenção incluem:
– A prática regular de atividades físicas;
– A adoção de uma alimentação saudável e equilibrada;
– A manutenção do peso corporal adequada;
– O controle do consumo de álcool e a redução de hábitos como o tabagismo.

Além disso, a realização de mamografias periódicas, de acordo com a orientação médica, é fundamental para a detecção precoce.
No SINDEESS, nossa missão é cuidar de quem cuida, por isso, além de oferecer benefícios como assistência médica, odontológica, turismo, lazer e apoio jurídico, estamos ao lado das mulheres no Outubro Rosa, promovendo a conscientização e o acesso à informação. Vamos juntos apoiar essa causa, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo. Cuidar da nossa saúde é um ato de amor e valorização da vida!
Departamento de Comunicação do SINDEESS

O desconto da contribuição anual será efetuado em setembro

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, CAETÉ, SABARÁ E VESPASIANO – SINDEESS, reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e o bem-estar dos trabalhadores da saúde. Em parceria com a FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS – FHSFA, as duas instituições assinam o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025, que assegura a todos os representados não apenas o reajuste salarial, mas também benefícios superiores aos previstos na legislação trabalhista. Um exemplo disso é o abono de R$ 300,00 que será concedido aos trabalhadores, dividido em 3 parcelas de R$ 100,00 cada.

Com o foco em fortalecer as conquistas da categoria, o SINDEESS informa que será realizado o desconto da contribuição negocial, conforme a cláusula 43ª do ACT, em uma ÚNICA parcela na folha de pagamento de setembro de 2024, no valor de 3% do salário dos trabalhadores abrangidos por este acordo.

SALÁRIO PERCENTUAL DESCONTO
R$ 1.911,00 3% R$ 57,33
R$ 1.500,00 3% R$ 45,00

 

Ressaltamos que os trabalhadores que não concordarem com o desconto têm garantido o direito de oposição, que pode ser exercido entre os dias 18/09/2024 e 27/09/2024, dentro do prazo de 10 dias.

O Acordo Coletivo também trouxe uma importante conquista: a possibilidade de adesão ao Plano Familiar Mútuo, fruto de uma parceria entre o SINDEESS e a Coopvidasaude. Os funcionários poderão incluir seus dependentes mediante o preenchimento da ficha de adesão, com o custo anual de R$ 79,90 por dependente, valor que será descontado diretamente na folha de pagamento.

Com isso, o SINDEESS reafirma seu compromisso de lutar por melhores condições de trabalho e garantir benefícios que tragam mais segurança e qualidade de vida para os trabalhadores e seus familiares.

Departamento de Comunicação do SINDEESS

Madre Mater é o grande campeão do 2º Torneio de Futebol Society do SINDEESS

Na última sexta-feira (30/08), ocorreu a final do 2º Torneio de Futebol Society do SINDEESS, entre Madre Mater (composta por colaboradores dos hospitais Madre Teresa e Materdei) e Lifecenter.

A decisão foi disputada em uma série melhor de três. No primeiro jogo, realizado em 14 de agosto, o Madre Mater venceu com autoridade por 6×0, com gols de Caio, Weverton, Leandro, Kaio, Daniel e João Pedro.

No segundo confronto, em 23 de agosto, o Madre Mater repetiu o placar de 6×0, desta vez com gols de Erickson, Caio, Daniel e dois de Weverton. Com esse resultado, a equipe garantiu o título de campeã, tornando a última partida um amistoso comemorativo.

Apesar disso, quem pensou que o terceiro jogo seria apenas uma formalidade se enganou. O Lifecenter, sem a pressão do título e reforçado, entrou em campo motivado. A partida foi disputada de forma equilibrada e emocionante, e no final, o Lifecenter saiu vitorioso com um placar de 3×2. Matheus e Caique (2x) marcaram para o Lifecenter, enquanto Kaio Henrique e Caio descontaram para o Madre Mater.

Mesmo com a derrota, o Madre Mater celebrou o título de campeão na Arena Inconfidência, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte. Foi uma festa digna dos campeões!

Premiações Individuais:

  • Weverton foi eleito o melhor jogador do torneio.
  • Lucas conquistou o prêmio de goleiro menos vazado.
  • Daniel, Caio e Weverton foram os artilheiros da competição, com 3 gols cada.

A diretoria do SINDEESS parabeniza as equipes pelo grande espetáculo e convida todos os associados a participarem das próximas edições do torneio.

Departamento de Comunicação do SINDEESS

Acompanhe a grande final do 2º Torneio de Futebol Society do SINDEESS na próxima sexta-feira (30)

Atenção associados, nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, tem a grande final do 2º Torneio de Futebol Society do SINDEESS. O time do Madre Mater enfrentará a equipe do Lifecenter em busca do troféu, no terceiro jogo da melhor de três partidas.

INFORMAÇÕES
Data: 30/08/24;
Hora: 20h;
Local: Arena Inconfidência – Rua Jundiaí, 289, Concórdia/BH;
Entrada franca.

Junte-se a nós e venha torcer pela sua equipe favorita!

Departamento de Comunicação do SINDEESS

UNI Americas oferece vaga de emprego para Organizador Sindical em Belo Horizonte

Organizador Sindical – Belo Horizonte

A UNI Américas é o braço regional da UNI Global, sindicato global nos setores de serviços com
entidades afiliadas em quatro continentes, representando mais de 20 milhões de trabalhadores. A
nossa organização sindical realiza projetos de organização em parceria com os nossos afiliados
para aumentar a participação dos trabalhadores de base no movimento sindical; construir redes
nacionais e internacionais para planejar e setores econômicos para ganhar melhorias concretas
nas condições de trabalho; e avançar as lutas para garantir os direitos dos trabalhadores através
do fortalecimento dos sindicatos e das parcerias com organizações que compartilham um foco
semelhante.
A UNI Américas procura alguém para o cargo de Organizador Sindical. A atual conjuntura política
no Brasil oferece uma abertura para que os sindicatos assumam um papel maior na sociedade
civil. Com base nessa nova abertura política, a posição de Organizador Sindical será fundamental
para ajudar a fortalecer o poder dos trabalhadores nos setores da UNI e construir a capacidade de
organização dos sindicatos afiliados para um maior crescimento e mobilização. A principal
responsabilidade do Organizer Sindical será trabalhar na implementação de campanhas de
organização em um ou mais dos diversos representados pela UNI, recrutando, treinando e
desenvolvendo líderes nos locais de trabalho de acordo com a estratégia da UNI “Quebrar
Barreiras”.

Responsabilidades e tarefas

● Participação na implementação de campanhas de organização focadas em empresas
multinacionais e nacionais
● Participar em atividades de treinamento como parte de uma equipe de organizadores
● Participação em projetos para organizar os trabalhadores e desenvolver líderes no local
de trabalho em algumas das principais empresas dos setores econômicos
representados pelos afiliados da UNI

Expectativas pessoais, habilidades e experiência

● Será valorizada a experiência prévia em organização sindical/movimento social
● Excelentes habilidades de comunicação, também valorizado o uso de mídias sociais
● Capacidade para escutar às pessoas e descobrir as motivações delas
● Capacidade para motivar às pessoas com base em seus próprios interesses
● Habilidades de planejamento e capacidade de trabalhar com um plano
● Fluência quase nativa em português oral e escrito
● Disponibilidade para trabalhar horas longas e irregulares, e de viajar quando necessário
● Será valorizado o conhecimento dos princípios sindicais e relações trabalhistas
● Será valorizada a experiência de ter trabalhado no Brasil e/ou na América Latina e
conhecer a situação trabalhista e política atual.
● Conhecimento de inglês ou espanhol escrito e oral serão valorizados

Para concorrer à vaga, envie currículo e carta de apresentação para o e-mail peter.kuhns@uniglobalunion.org.

Departamento de Comunicação do SINDEESS